Com a popularização da internet e o aumento da competitividade, o varejo tradicional não teve outra chance de sobrevivência que não fosse se render ao poder da web. Os empresários inteligentes perceberam que, unindo os pontos positivos dos dois lados da moeda, teriam loja física e loja virtual trabalhando em prol do seu sucesso.

Obviamente, isso mudou diversos hábitos de consumo, fazendo com que novas rotinas e costumes surgissem. Nesse contexto, temos o showrooming, que precisa ser bem compreendido por quem quer se destacar nesse setor. Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então, no post de hoje, saiba tudo sobre o efeito showrooming e como ele pode ajudar sua loja. Continue a leitura!

Afinal, o que é o efeito showrooming?

O conceito pode até ser novo, mas o fato é que ele é oriundo de velhas práticas feitas, por todo mundo que já comprou um dia. Antigamente, as pessoas iam de loja em loja buscando comparar preços e produtos, fazendo uma verdadeira pesquisa de campo.

Pois bem — o showrooming nada mais é do que uma evolução dessa prática, unindo loja física e virtual em favor de um consumo baseado em informações precisas e mais detalhadas. O cliente, agora, experimenta as mercadorias na loja física e finaliza a compra na loja virtual!

Existem diversos motivos que leva uma pessoa a preferir finalizar a negociação da maneira tradicional ou, então, fazer isso pela rede. Por essa razão, a melhor forma de lidar com o fenômeno do showrooming é fazer com que sua empresa marque presença nas duas frentes, conferindo ao negócio uma tremenda vantagem competitiva.

Mas como fazer isso?

Tendo conhecimento dessa nova realidade, é essencial que o comerciante ambicioso insira-se nesse fluxo de vendas. A maneira mais simples de fazer isso é criando uma loja virtual própria da sua marca — essa atitude fará com que você continue no páreo mesmo que o cliente já tenha saído do seu estabelecimento.

Sabendo disso, você deve proporcionar a melhor experiência possível às pessoas que vão na sua loja física para experimentar os produtos — eles vão tocar, medir, testar e provar. Instrua sua equipe de vendas a tirar todas as dúvidas que surgirem, e a não se importar que eles saiam da loja de mãos vazias — talvez seja a deixa para realizarem essa compra pela internet.

No seu e-commerce, por sua vez, você precisa apresentar ofertas e outras vantagens que não são oferecidas na loja física, pois é isso que vai levar essas pessoas a finalizarem a negociação no site.

Quais são as vantagens do showrooming?

Lembre-se — pequenas diferenças de preço costumam ser suficientes para efetivar a venda. Você pode, por exemplo, instituir diferentes vantagens para quem quiser comprar pelo meio digital — como cupons de desconto exclusivos para quem visitar a loja tradicional, que serão específicos dos vendedores que os atenderam. Dessa maneira, eles não se sentirão afrontados pelo novo modelo de negócio.

Sua estratégia de marketing também precisa se adaptar a essa nova realidade de loja física e virtual. É imprescindível que seu material promocional deixe claro a existência das duas formas de comprar, e que o endereço do e-commerce fique bem exposto em sua comunicação visual — cartões, panfletos e cartazes.

O mesmo vale para banners e propagandas no seu site — eles devem exibir o endereço da loja física. Isso não só mostra que os clientes podem conhecer os produtos ao vivo, como também traz mais credibilidade para o negócio.

Não se esqueça — o showrooming nada mais é do que a integração do comércio físico com o comércio digital, visando oferecer ao comprador uma experiência persuasiva e diferenciada! Loja física e virtual devem sempre trabalhar de forma conjunta, fazendo com que o caminho para o sucesso fique muito mais simples e eficiente.

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